quarta-feira, 3 de junho de 2009

O início da creche...











Ontem, recebemos a visita das fundadoras da creche que funcionou no pátio da escola na década de 90 e que agora está desativada: Tereza Pereira da Silva (Tetê) e Vera Lúcia Santos Cunha.
Relembraram seus tempos de atuação e nos deixaram um pouco do que faziam naquela época tão trabalhosa. Abaixo, transcrevo um texto falado pela senhora Vera no dia 16 de junho de 1990:


"Um dia alguém pensou e falou: como seria bom cuidar de crianças e aproveitar um prédio frio e vazio, enchê-lo de calor, de risos e alegrias, e assim começou o que é hoje, a creche Arco-Íris.
Duas mulheres iniciaram o trabalho: Tetê e Vera, apoiadas pelo Clube de Mães e pela direção da escola, com o passar do tempo, mais duas se uniram ás primeiras e o trabalho continuou. Depois mais uma se uniu ao grupo, sempre apoiadas por outras mulheres, mas são essas cinco mulheres que dedicam horas e horas de seus dias, no trabalho gratuito, cujo amor que dedicam ás crianças, vai além de compreensão de muitos. A alegria com que trabalham para fazer funcionar a creche, é, ás vezes, imcompreensível até mesmo para elas. Apesar de cansaço, preocupações e até mesmo desilusões, continuam incansáveis no trabalho de se doar para as crianças ou outros seres humanos, por seu amor dedicação. Não conhecem limites e não tem fronteiras, e todos que passam por aqui, retornam, como se aqui tivesse um imã. Aquele prédio que era frio e vazio, se encheu de calor é esse imã e é facilmente reconhecido, ele se chama amor. Amor esse que transborda de cada uma dessas mulheres, que ás vezes se perguntam:
"Passaram mel aqui?"

Escrito por Vera Lúcia Santos Cunha
no dia 16/06/1990

Nenhum comentário:

Postar um comentário